AMIGOS DE AMERICANA SP

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Americana intensifica busca ativa de casos de tuberculose

Até o dia 14 de novembro, a Secretaria de Saúde de Americana realiza a campanha de busca ativa e orientação à população em relação à tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família. Está sendo intensificada também a busca por casos da doença no Centro de Detenção Provisória, local que tem aglomerados de pessoas suscetíveis à tuberculose.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, os profissionais da saúde estão abordando, nos postos médicos, as pessoas com mais de 15 anos e questionando sobre a presença de tosse e sua duração. Se a duração da tosse for acima de três semanas, o paciente faz a coleta do escarro para a realização da baciloscopia.

"Se o resultado for positivo, ele passa a fazer tratamento no Ambulatório de Tuberculose, localizado na Secretaria de Saúde. O tratamento dura entre seis e sete meses e não deve ser interrompido, pois a bactéria pode ficar resistente aos medicamentos dificultando a cura", explicou.

Um dos sintomas que podem servir de alerta é a tosse há mais de três semanas acompanhada ou não por febre, perda de peso e inapetência. "Para saber se há relação com a doença, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar o exame", relembra.

Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, falou sobre a importância da campanha. "Estima-se que 1% da população seja sintomático respiratório. O quanto antes a doença for diagnosticada, o tratamento é iniciado e rompe a cadeia de transmissão. O tratamento evita a morte pela tuberculose", ressaltou.

Atualmente, Americana realiza uma média de 150 exames de escarro por mês e a expectativa é que a campanha amplie o número de exames. "Queremos identificar novos casos para que o paciente inicie o quanto antes o tratamento. A ideia é também sensibilizar a população sobre o problema, que tem solução", informou Fabrizio.

Neste ano já foram registrados 44 novos casos da doença no município. No ano passado, foram 56. Atualmente, o Ambulatório tem 28 pacientes em tratamento.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Ela atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo. É transmitida por meio da fala, espirro e tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário